Alguns arquivos do Config.Sys variam, mas algumas linhas estão sempre presentes, e podem ser alteradas para aumentar o desempenho do sistema. São elas:
O Controlador de Disco
Se usar um computador com barramento ISA, VLB ou PCI, apague a linha
BASEDEV=IBM2FLPY.ADD.
Se usar um computador com barramento MCA (MicroChannel), apague a linha:
BASEDEV=IBM1FLPY.ADD.
Os computadores com MCA, são, geralmente, os PS/2.
A Linha "SET AUTOSTART=..." Se usa o Warp 3.0, esta linha deve ser alterada para:
SET AUTOSTART=TASKLIST,FOLDERS,LAUNCHPAD
Se usa o Warp 4.0 e não usa a LaunchPad, esta linha deve ser alterada para:
SET AUTOSTART=TASKLIST,FOLDERS,WARPCENTER
Se usa o Warp 4.0 e usa a LaunchPad, esta linha deve ser alterada para:
SET AUTOSTART=TASKLIST,FOLDERS,WARPCENTER,LAUNCHPAD
A Linha "SET RESTARTOBJECTS=..." Esta linha deve ser alterada para:
SET RESTARTOBJECTS=STARTUPFOLDERSONLY,REBOOTONLY
* Ligando o Undelete
Se quiser ligar o Undelete, retire o REM da seguinte linha:
REM SET DELDIR=C:\DELETE,512; ... Z:\DELETE,512; A Linha "THREADS=..." Esta linha deve ser alterada para: THREADS=128
Ou, se tiver bastante memória: THREADS=256 A linha "FILES=..." Esta linha deve ser alterada para: FILES=40 A linha "BUFFERS=..." Os buffers são áreas da memória destinadas a guardar informações "recentemente" lidas do disco. O número de buffers pode aumentar ou reduzir o desempenho de seu sistema, portanto observe bem o número que utiliza.
Segue uma tabela abaixo. Siga-a, utilizando o valor na linha BUFFERS= do config.sys:
Memória RAM Disponível | Número de Buffers |
16-19 | 76-80 |
20-23 | 81-85 |
24-27 | 86-90 |
28-31 | 91-99 |
32 ou + | 100 |
* Ajustando o Cache de Disco
O Cache de Disco é muito importante para o desempenho do sistema. Siga a tabela abaixo para definir os melhores valores. Note que são diferenciados se você usa só um tipo de sitema de arquivos ou se usa dois.
MB RAM Disponível | Um Sistema de Arquivos | Dois Sistemas de Arquivos |
16-19 | 1024 | 512/512 |
20-32 | 2048 | 1024/1024 |
33-48 | 2048 | 2048/1024 |
48 ou + | 2048 | 2048/2048 |
Se seu sistema ficar muito lento com esses valores, experimente usar um valor de 1/4 da memória de cache de sua máquina para cada tipo de sistema de arquivos. (se você tem 256Kb de chache, use 64 para cada um, por exemplo).
Se usa sistema FAT, com 48Mb, deve alterar o valor na linha DISKCACHE=..., por exemplo:
DISKCACHE=2048,LW,AC:E (o 2048 é o tamanho do cache).
Se usa sistema HPFS, deve mudar na liha: IFS=E:\OS2\HPFS.IFS /CACHE..., por exemplo:
IFS=E:\OS2\HPFS.IFS /CACHE:2048 /CRECL:4 /AUTOCHECK:CD
Note que se você usa os dois, deve seguir a coluna onde estão os DOIS números, separados por /. Assim, você deve usar o maior deles para o tipo de sistema que tiver mais dados gravados. Exemplos:
Se você tem 48Mb de RAM, com 1Gb formatado em FAT e 528Mb formatados em HPFS, deve usar:
IFS=E:\OS2\HPFS.IFS /CACHE:1024 /CRECL:2 /AUTOCHECK:[drives]
DISKCACHE=2048,LW,AC:[drives]
Note que se formatar ao contrário (1Gb em HPFS e 528Mb em FAT), deverá usar:
IFS=E:\OS2\HPFS.IFS /CACHE:2048 /CRECL:4 /AUTOCHECK:[drives]
DISKCACHE=1024,LW,AC:[drives]
PS: O /CRECL:xx é um parâmetro que define o número de blocos de 2Kb que é lido para o Cache. O Valor ideal para caches menores que 1024Kb é 2, já para caches iguais (ou maiores) que isso, o ideal é 4.
* A Linha "MEMMAN..."
Esta instrução tem várias utilidades. As principais aqui destacadas, são para aumentar a performance do sistema. A linha básica do MEMMAN, que não deve ser apagada, é: MEMMAN SWAP,PROTECT
Caso você queira forçar a alocação para aplicações pré-determinadas, escreva, use:
MEMMAN SWAP,PROTECT,COMMIT
Mas note que se usar o parâmetro COMMIT é aconselhável aumentar em pelo menos 10240Kb o tamanho do seu SWAP (No comando SWAPPATH). Porém a opção COMMIT prejudica o desempenho do sistema, se você tem um 486 ou superior.
Se você tem 16Mb ou mais, e não quer que o programa realize SWAP, escreva a linha da seguinte forma:
MEMMAN NOSWAP,PROTECT
Note que ela não funciona só de 16Mb para cima, mas fica impossível de se trabalhar num sistema com menos que 16Mb sem Swap. Se tiver 8Mb ou mais, pode desligar o acesso à memória destinada às DLLs. Para isso, remova o PROTECT desta linha. Isso pode aumentar a performance do sistema, mas normalmente isso prejudica o desempenho.
* A Linha "LIBPATH..."
Essa instrução determina em que diretórios o OS/2 vai procurar os arquivos .DLL, muito utilizados. O lance é que o OS/2 procura esses arquivos nos diretórios NA ORDEM em que eles especificados nesta linha. Para tornar o acesso a DLLs mais rápido, procure tornar esta linha o mais curta possível, e também certifique-se que o .; seja a primeira definição de diretório, que faz com que o diretório atual (do programa) seja especificado. Isso é muito importante, porque o diretório do programa é onde mais frequentemente se encontram as DLLs. Além disso, diversos programas incluem seus caminhos de DLLs ANTES deste .; , o que geralmente prejudica MUITO o desempenho da busca de DLLs.
* A Linha "SET PATH..."
Esta instrução determina em que diretórios serão procurados os programas .EXE e .CMD . é importante que ela seja o mais curta possível. Elimine caminhos desnecessários e acrescente os mais necessários. Esta instrução funciona de forma semelhante à LIBPATH, porém não há necessidade da entrada de .; para especificar a procura no diretório atual (que é automática). Da mesma forma que a LIBPATH, deixe em primeiro lugar os caminhos de coisas que mais acessa (de preferencia os caminhos do OS/2, afinal eles são os mais acessados pelo sistema.
* A Linha "SET DPATH..."
Esta instrução funciona BASICAMENTE como a SET PATH, porém você não deve retirar nenhuma linha dela (a menos que tenha eliminado o programa), pois ela determina os locais de arquivos de dados, e os programas inserem coisas nelas em sua instalação. Desta forma, observe que você não pode fazer muito por essa linha, a não ser organizá-la de forma que os caminhos mais utilizados venham antes dos pouco utilizados. Isso geralmente afeta pouco o sistema, mas afeta.
* A Linha "SWAPPATH..."
A melhor coisa para o SWAPPER.DAT é um HD só para ele, formatado em HPFS, sem outros arquivos junto, mas isso infelizmente é algo difícil de se conseguir.
Para quem isso não é possível, deve-se criar uma partição mais ou menos no centro do disco, em HPFS, só para esse arquivo, de preferência que esse seja um HD rápido. A instrução SWAPPATH (do Config.Sys) serve para indicar ONDE deverá estar este arquivo SWAPPER.DAT, e fazer alguns pequenos ajustes no mesmo. Uma linha de SWAPPATH típica é:
SWAPPATH=D:\ 2048 4096
O segundo parâmetro (4096, no caso) define quanto de espaço em disco será alocado. Esta determinação não elimina a alocação, apenas transfere para a inicialização do sistema o tempo de alocação. Assim, valores certos podem acelerar seu trabalho sem atrasar demais a sua inicialização. Valores pequenos são ruins, pois apesar da inicialização rápida eles rapidamente são suplantados, e o sistema acaba tendo que alocar mais espaço enquanto funciona (e isso atrasa DEMAIS o seu processamento).
Valores muito grandes também são ruins, pois o sistema nunca os usa, eles acabam ocupando espaço do seu HD e você ainda tem que esperar "horas" durante a inicialização.
O valor ideal para o segundo parâmetro seria 10 a 20% da quantidade de RAM disponível, mas isso exigiria MUITA RAM no sistema. Portanto, eu recomendo que se coloque:
Memória RAM Disponível | Tamanho do Swapper |
16-20 | 20480-16384 |
21-25 | 12288-10240 |
26-31 | 8192-6144 |
32 ou + | 4096-1024 |
O primeiro parâmetro especifica o quanto deve ficar livre, no mínimo, na partição do SWAPPER.DAT. Se você tem apenas o SWAPPER.DAT naquela partição, defina como 256, o que impossibilita de um problema de perda de dados causado pelo esgotamento do espaço, porém se você usa a partição para outras coisas também, defina pelo menos 2048, para que você tenha um espaço para salvar seus aplicativos, caso o SWAPPER esgote o tamanho de sua partição.
* A Linha "IOPL..."
Originalmente esta instrução está definida como YES. Mude para NO para evitar travamentos no sistema por forçamento de acesso a um periférico pelo DOS/Windows diretamente. Isso poderá sacrificar alguma compatibilidade mas com certeza aumentará a confiabilidade e estabilidade do sistema. (Ah! Insira essa opção. Ela não aparece no CONFIG.SYS - Se quiser definir como YES, apenas para alguns programas, é só utilizar várias vezes IOPL=NOMEPROG)
* A Linha "MAXWAIT..."
Se você tem um micro com menos de 16Mb, deixe o MaxWait para 3, como é o default. Agora, se tiver um 486 com pelo menos 16Mb ou mais, diminua-o para 2, e se tiver um Pentium com 32Mb ou mais, diminua-o para 1. Isso melhora em muito a preemptividade da multitarefa.
* A Linha "PRIORITY_DISK_IO..."
Se usa muitos programas que acessam muito o disco em background (como um compilador, por exemplo), defina como NO. Caso contrário, deixe YES, como é o default. Definindo como NO pode melhorar sensivelmente o desempenho da multitarefa.
* A Linha "PROTECTONLY..."
Se usa somente OS/2 (nem DOS nem Win-OS/2) defina como YES (e aproveite para retirar todos os DEVICES cujos controladores começam por V, como VEMM.SYS, por exemplo). Caso use programas DOS e Win-OS/2 (o mais comum de acontecer), deixe o default: NO.
Comentários
Postar um comentário