A Big Blue agora Big Green

IBM deixa de ser Big Blue para se tornar Muito Verde

Projeto de consolidação de servidores da gigante prevê redução de consumo de energia em 80% e economia de até 250 milhões de dólares.

A IBM está aproveitando o momento tomando um refresco verde, recebendo os louros de um projeto gigantesco de conservação de energia na consolidação de 3,9 mil dos seus servidores em seis locais do mundo com redução de eletricidade em 80% e economizando 250 milhões de dólares em eletricidade, suporte técnico e software nos próximos cinco anos.

Anunciado hoje (01 de agosto de 2007), a empresa disse que o programa vai permitir a construção de uma infra-estrutura amigável ao meio-ambiente que pode ser vendida para os clientes. Nos termos do projeto, a IBM vai substituir os 3,9 mil pequenos servidores por 30 mainframes IBM System z9 rodando Linux e software de virtualização. Além dos ganhos já citados, a movimentação vai reduzir a necessidade de espaço demandada pelas máquinas em 85% e vai economizar energia suficiente para iluminar uma pequena cidade.

Hoje, a IBM possui uma área de mais de 720 mil metros quadrados de data center – tamanho equivalente a 139 campos de futebol – suportando mais de 350 mil usuários. A empresa espera que, ao construir data center com eficiência de consumo de energia, vai encorajar seus clientes corporativos a seguí-la.

“Como um dos maiores fornecedores de tecnologia do mundo, a IBM repetidas vezes analisa como os negócios podem ser melhorados”, diz Mark Hennessy, vice-presidente e CIO da divisão de transformação sob demanda da IBM, em comunicado oficial. “A consolidação global demonstra que a IBM está comprometida a trazer otimização em energia e tecnologia – com redução de custos”.

Os servidores substituídos serão reciclados pela divisão de reciclagem da IBM.

Um porta-voz da IBM não foi encontrado para comentar a notícia imediatamente.


Por COMPUTERWORLD
01 de agosto de 2007 - 16h25


Todd R. Weiss – Computerworld, EUA

O mundo e nós também agradecemos!!!

Comentários